sexta-feira, 25 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DE TROCAR O FILTRO ANTI-PÓLEN





 O Ar Condicionado automotivo foi desenvolvido para proporcionar conforto e segurança ao condutor durante o trajeto. As condições climáticas e da qualidade do ar podem interferir no sistema, caso algum componente esteja fora da validade ou por desgaste natural.
O filtro antipó ou antipólen é responsável por absorver partículas sólidas, líquidas e biológicas contidas no ar. Existem dois tipos de filtro antipó (com ou sem carvão ativado). O filtro de carvão ativado é composto por 5 camadas de elementos filtrantes justapostas. A primeira camada é o pré-filtro, responsável pela absorção de partículas e gases. A segunda camada, de microfibra, bloqueia substâncias como fuligem, prejudiciais à saúde. A partir da terceira camada, conhecida como carga, as substâncias e corpos de menor dimensão começam a ser retidos.
As últimas camadas (carvão ativado e camada de cobertura) absorvem com maior eficiência bactérias e poeira. Na Europa, a aplicação que remete ao nome antipólen, é em virtude dos vastos campos floridos e pelo índice elevado de alergia da população europeia ao pólen das flores.
Existem também filtros carregados eletrostaticamente. Sua absorção é mais concentrada o que aumenta a retenção de partículas.


Troca do filtro

Para obter melhor rendimento do sistema e da qualidade do ar inalado, o filtro antipó deve ser substituído a cada 6 meses se o veículo trafegar em trânsito urbano. Em condições severas (estrada de terra ou campo), o filtro deve ser trocado a cada 3 meses ou se o sistema apresentar baixo rendimento. Recomenda-se trocar o filtro durante a higienização.
Durante a troca do filtro é preciso identificar o sentido indicado pelo fabricante para não inverter sua posição. O componente possui uma sequência de filtragem. Caso seja invertido, sua função pode ser comprometida.


Fonte: Freudenberg

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