O Ar Condicionado automotivo foi desenvolvido para proporcionar
conforto e segurança ao condutor durante o trajeto. As condições
climáticas e da qualidade do ar podem interferir no sistema, caso algum
componente esteja fora da validade ou por desgaste natural.
O filtro antipó ou antipólen é responsável por absorver partículas
sólidas, líquidas e biológicas contidas no ar. Existem dois tipos de
filtro antipó (com ou sem carvão ativado). O filtro de carvão ativado é
composto por 5 camadas de elementos filtrantes justapostas. A primeira
camada é o pré-filtro, responsável pela absorção de partículas e gases. A
segunda camada, de microfibra, bloqueia substâncias como fuligem,
prejudiciais à saúde. A partir da terceira camada, conhecida como carga,
as substâncias e corpos de menor dimensão começam a ser retidos.
As últimas camadas (carvão ativado e camada de cobertura) absorvem com
maior eficiência bactérias e poeira. Na Europa, a aplicação que remete
ao nome antipólen, é em virtude dos vastos campos floridos e pelo índice
elevado de alergia da população europeia ao pólen das flores.
Existem também filtros carregados eletrostaticamente. Sua absorção é mais concentrada o que aumenta a retenção de partículas.
Troca do filtro
Para obter melhor rendimento do sistema e da qualidade do ar inalado, o
filtro antipó deve ser substituído a cada 6 meses se o veículo trafegar
em trânsito urbano. Em condições severas (estrada de terra ou campo), o
filtro deve ser trocado a cada 3 meses ou se o sistema apresentar baixo
rendimento. Recomenda-se trocar o filtro durante a higienização.
Durante a troca do filtro é preciso identificar o sentido indicado pelo
fabricante para não inverter sua posição. O componente possui uma
sequência de filtragem. Caso seja invertido, sua função pode ser
comprometida.
Fonte: Freudenberg
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